Às vezes, tudo o que precisas é Skin In The Game

Às vezes, tudo o que precisas é Skin In The Game

Atenção: Este artigo é um exemplar das nossas newsletters. Podes ter acesso a mais, subscrevendo as nossas newsletters, (aqui!)

Ora viva, João!

Olha…

Tenho um amigo que me veio fazer umas perguntas sobre investir em ETF.

Expliquei-lhe o que eram, mostrei-lhe o site certo para pesquisar, basicamente deixei-lhe a papinha toda feita.

E quando, mais tarde, lhe perguntei se já tinha comprado, sabes o que me disse?

Que ainda estava em estudo!

Por acaso até acho que nem é o caso dele… considero-o uma pessoa que gosta de ter as variáveis controladas, mas é concretizadora.

Ou talvez esteja a escrever isto porque ele vai ler, não interessa…

Mas onde quero chegar é… para quantas pessoas esta desculpa não é a versão educada de: “Vou deixar o medo continuar a mandar na minha vida”.

Não é julgamento. Eu percebo. A mente humana adora inventar desculpas disfarçadas de prudência e de outras coisas.

Mas aqui está a minha verdade de hoje. Nua e crua: a única forma de aprender a sério é meter a pele no jogo. Skin in the game!

Podes ler todos os livros de investimento do mundo. Podes passar horas a ver vídeos no YouTube. Mas até meteres dinheiro lá dentro, não tens a mínima ideia de como vais reagir quando o vês a velinha a subir e a descer.

O conhecimento sem ação é como um carro sem gasolina. Parece útil, mas não te leva a lado nenhum.

Por isso, aqui tens duas opções:

  1. Continuas preso na roda do hamster da análise infinita, à espera de uma certeza que nunca vai chegar. – Referência ao livro Pai Rico, Pai Pobre (vê aqui!)

  2. Metes nem que seja uns trocos e começas a aprender a sério.

Se escolheres a primeira, pelo menos não digas que ninguém te avisou.

Secção como te podemos ajudar desta semana…

Forma 1 – Depois de tantas perguntas sobre que livros aconselhamos a ler para começar a aprender, decidimos criar um pequeno espaço no nosso (ainda incompleto) site. Podes ver – aqui!

Forma 2 – Esta semana, analisámos a Alphabet – dona da Google. Uma das Magnificent 7 que eu considero ter riscos já visíveis de como o império se pode desmoronar. Podes ver – aqui!

Forma 3 – Redigimos um artigo sobre a importância dos Fluxos de Caixa Livre (FCF). É uma das métricas mais importantes de um investidor, porque no fim, poderá ser isso a colocar dinheiro no teu bolso. Podes ver – aqui!

Se fores subscritor “Investidor Inteligente” do nosso Patreon, consegues aceder aos 2 artigos da semana, todas as semanas.

Até à próxima leitura e boas decisões financeiras!

MindTheMoney
João